VEJA AS FOTOS DAS FINAIS DO FUTEBOL de Barueri 2009 EM www.ftbarueri.blogspot.com

VEJA AS FOTOS DAS FINAIS DO FUTEBOL EM :
www.ftbarueri.blogspot.com

sábado, 22 de agosto de 2009

COLUNA A ARTE DO APITO COM O PROFESSOR MAURO VIANA ...

Mauro Viana
Caros Colegas

Espero poder contribuir com esta coluna para possa ser um espaço de reflexão e discussão dos grandes problemas que afligem a arbitragem. Para tanto, conto com a participação de todos, enviando notícias, problemas e questionamentos que estejam presentes. Por que sempre estaremos abertos para discussão, portanto, fora do campo de jogo.
Uma partida de futebol sempre será um expetáculo, que conta com vinte e dois atores principais e três coadjuvantes, tão importantes quanto os jogadores, mas se o time perde, sempre é culpa da arbitragem, mesmo que a equipe perdedora não tenha técnica e tática suficiente para ser a melhor em campo de jogo. Quem nunca ouviu esta frase:
Ô professor!!! Foi falta...
Tava impedido...
Tá me "tirando"...
Ainda tem os lances capitais: gol que não foi gol; falta que não foi falta ;falta que não foi marcada ;término do jogo antes do tempo e etc. Seria bom se todos os jogos fossem empatados, só assim o perdedor não iria culpar a arbitragem, pois não existia esta figura.
Mas com certeza, a responsabilidade dos árbitros está acima de questões "bairristas" e que todos nós primamos para que o departamento seja a cada dia melhor e que o campeonato de futebol amador de Barueri seja um exemplo para outras cidades, mas os jogadores devem ter responsabilidade em suas reclamações, por que elas vão existir, e que visem sempre o espetáculo, afinal este espetáculo não haverá se não existir a arbitragem e as críticas serão bem vindas, se for feitas com responsabilidade, será um efeito maléfico que provocará um menor interesse pela atividade arbitral, afastando do meio da arbitragem indivíduos com melhores qualificações intelectuais, físicas e técnicas se estas forem irresponsáveis e sem propósitos. Qual a legitimidade das equipes que se classificaram para as etapas decisivas, se a arbitragem está sob suspeição técnica? Não teriam se beneficiado desta deficiência técnica para chegarem a fase final da competição?
Nós, árbitros estamos sempre nos atualizando e não há equipe privilegiada ou com mais ou menos sorte, existe aquelas que encontram a oportunidade junto com a preparação e os atores codjuvante estão em campo pra propocionar igualdade a todos, sem distinção de cor, raça ou credo.


Mauro Viana é árbitro de futebol de campo(SAFESP) e society(FPFS).
prof_mauroviana@yahoo.com.br

FOTO: Cristovão Hernandes o MARINHEIRO
marinheirocris@yahoo.com.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário